Governo estuda nomes para a liderança no Senado após saída de Fernando Bezerra
Governo estuda nomes para a liderança no Senado após saída de Fernando Bezerra; Planalto estuda substitutos para Bezerra: Eduardo Gomes, Marcos Rogério, Nelsinho Trad e Lucas Barreto estão entre eles.
Apesar de o presidente Bolsonaro ter dito a interlocutores que pretende anunciar o novo líder do governo no Senado apenas em 2022, o Palácio do Planalto já estuda nomes para substituir Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Discordando do presidente, alguns conselheiros defendem o anúncio ainda neste ano.
Bezerra Coelho entregou o cargo após ter tido apenas 7 votos na indicação a ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), associando a derrota à falta de apoio do governo na votação.
Um dos nomes de preferência do governo é o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), que já exerce a liderança do governo no Congresso. Pesam a favor de Gomes o fato de já ser líder, de ser do mesmo partido de Bezerra, a maior bancada do Senado, e de estar ainda na primeira metade do mandato no Senado, sem pretensões eleitorais em 2022.
Outros nomes que estão sendo considerados pelo Planalto são os senadores Marcos Rogério (DEM-RO), Nelsinho Trad (PSD-MS) e Lucas Barreto (PSD-AP).
Marcos Rogério teve uma atuação importante em defesa do governo na CPI da Pandemia e vai se filiar ao PL, partido do presidente, e pode disputar o governo de Rondônia em 2022. O único problema para assumir a liderança no Senado é se realmente ele for disputar eleições. O senador ainda está em meio de mandato e é bem avaliado pelo Planalto, e a interlocutores sempre diz que “está à disposição do presidente”.
O nome de Nelsinho Trad foi aventado dentro do Planalto, mas ainda não houve conversa formal sobre o assunto nem sondagem. No Senado, é o líder do PSD, partido do presidente Rodrigo Pacheco e a segunda maior bancada da Casa. Pelo trânsito que tem no governo, já foi sondado para ser ministro de Bolsonaro.
Governo estuda nomes para a liderança no Senado após saída de Fernando Bezerra
Lucas Barreto (PSD-AP) está no primeiro mandado no Senado. Ele elogiou publicamente André Mendonça durante a sabatina para o STF (Supremo Tribunal Federal) e é a favor de maior acesso às armas.
Pelo Senado, surgiu ainda o nome de Jorginho Mello (PP-SC). O senador é do partido do presidente Bolsonaro. A avaliação de pessoas próximas a ele é que seria um bom cargo para ocupar às vésperas de disputar o governo de Santa Catarina, um estado bolsonarista. Dentro do próprio Palácio, no entanto, a avaliação é que o cargo de líder exige ampla dedicação, e que Jorginho não conseguiria, tendo em vista que já se dedica às eleições estaduais do próximo ano.
Outro nome cotado nas conversas do Senado é Márcio Bittar (PSL-AC). Ele tem uma atuação relevante no Senado e simpatia do Planalto. Foi relator do Orçamento de 2021 e é o relator do projeto de desestatização dos Correios.
Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.
Seja Bem-Vindo ao Site TV Bolsonaro Presidente e Parabéns por fazer parte da maior comunidade, do Brasil, de apoio ao Presidente Jair Messias Bolsonaro.
Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!
Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…