Obras

Jair Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Bolsonaro publica vídeo esclarecendo a verdade sobre o voto impresso auditável

Bolsonaro publica vídeo esclarecendo a verdade sobre o voto impresso auditável.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido) publicou vídeo fazendo campanha em favor do voto impresso auditável. Em seu Twitter, o chefe do Executivo postou um vídeo mostrando como funciona a modalidade.

A postagem esclarece a verdade sobre o voto impresso auditável, que pode contribui consideravelmente para o combate à fraudes nas eleições. Ao contrário do que defende a imprensa esquerdista e a oposição ao governo, o projeto não visa regredir no processo eleitoral, mas sim assegurar a veracidade e a escolha popular por um determinado candidato.

Durante encontro com apoiadores em Chapecó, na semana passada, Bolsonaro voltou a defender o sistema. No entanto, para que seja válido, é preciso ser votado pela Câmara e pelo Senado até o dia 2 de outubro, um ano antes da realização do primeiro turno.

Se depender dos parlamentares, a mudança não vai acontecer. 11 partidos políticos acordaram posicionamento para que o sistema da urna eletrônica permaneça, rechaçando a possibilidade do voto impresso para apuração dos resultados.

Os partidos concentram 326 deputados federais e 55 senadores.

PROJETO

De autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), a PEC 135/19 não estabelece que o voto seja feito em cédulas de papel, mas propõe que uma cédula seja impressa após a votação eletrônica, de modo que o eleitor possa conferir o voto antes que ele seja depositado, de forma automática e sem contato manual, numa urna trancada para auditoria. Portanto, a proposta não visa a eliminação da urna eletrônica por completo.

No texto, Kicis diz que essa “materialização do voto eletrônico” seria a “solução internacionalmente recomendada para que as votações eletrônicas possam ser auditadas de forma independente”.

Ela diz ainda que o voto permaneceria sigiloso, já que haveria uma exigência de que nenhuma informação que identifique o cidadão seja incluída no documento que grava o voto, tanto na urna eletrônica quanto na cédula impressa.

Bolsonaro publica vídeo esclarecendo a verdade sobre o voto impresso auditável

Para a parlamentar, o voto puramente eletrônico não daria a segurança jurídica necessária ao eleitor e fere os princípios de publicidade e transparência.

“A urna eletrônica de votação, embora tenha representado modernização do processo eleitoral, no sentido de garantir celeridade tanto na votação quanto na apuração das eleições, tem sido alvo de críticas constantes e bem fundamentadas no que se refere à confiabilidade dos resultados apurados, além de outros riscos discutidos exaustivamente, em diversos cenários”, escreveu.

Kicis não detalha, porém, quais seriam esses fundamentos e riscos. De acordo com o TSE, nunca houve fraude comprovada nos 25 anos de utilização da urna eletrônica.

Em dezembro de 2019, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, por 33 votos a 5, a admissibilidade da proposta, que agora será analisada pela comissão formada pelo deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), que será o presidente, enquanto a vice-presidência vai ser ocupada por Pompeo de Matos (PDT-RS). Já a relatoria ficará a cargo de Filipe Barros (PSL-PR).

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Seja Bem-Vindo ao Site TV Bolsonaro Presidente e Parabéns por fazer parte da maior comunidade, do Brasil, de apoio ao Presidente Jair Messias Bolsonaro.

Veja Muito Mais Sobre o Presidente Jair Bolsonaro e Seus Ministros de Governo no Site Welesson Oliveira!

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…





Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com